José Hilton Rosa

Sentimentos,  Poesias e Música

Textos

“Carecem de valor para a vida? “
Podemos afirmar que sim. Quando fomos concebidos ao mundo, pela vida, há sim uma necessidade crescente de vivermos bem. Com saúde e desenvolvimento em parcerias com as pessoas. Ninguém vive sozinho.
A vida é importante para todos e juntos devemos preservar a espécie. Com os mesmos direitos ao respeito a ela.
“Por que não praticam todos?
Exatamente pelo desenvolvimento da pessoa desde o seu nascimento.
Ensinamentos e aprendizagem dentro do contexto de cada cultura.
Fica muito claro para nós quando acompanhamos o desenvolvimento de crianças que perderam os país, ficaram órfãs. Com crianças que tiveram acompanhamento e suporte familiar até a idade adulta.
Esse grupo sobressai com resultados melhores que o grupo órfão.
Hoje no século XXI pensamos que o estado poderia propor políticas sérias e verdadeiras para estreitar essas diferenças. Através de uma boa educação, treinamento de profissionais, ter acompanhamento de especialistas em psicologia infantil e juvenil.
Melhor distribuição de riquezas, das nações, através de benfeitorias e políticas públicas de formação do cidadão.
O que acontece nas nações rotuladas de subdesenvolvidas, os governantes trabalham como se o país fosse propriedade deles. Administram como empresa, para seu enriquecimento familiar. Aumentando mais a desigualdade econômica e social. (Brasil)
Entendo e defendo que países desenvolvidos são aqueles que seu povo tem boa qualidade de vida. Com índices baixos de mortalidade infantil, envelhecimento saudável e sadio. Escolas de boa qualidade.
Boa qualidade significa consumir e usufruir daquilo que seu povo, com sua cultura produzem com a riqueza que seu território possui.
Qualidade de vida é ter uma alimentação saudável sem necessidade de importação de produtos desconhecidos de como foram produzidos. Muitos altamente tóxicos, pela maneira como foi produzido.
Essa tão famosa globalização serviu para que aqueles mais desenvolvidos tecnologicamente explorem àqueles que mantém a cultura de raiz. De seus ancestrais.
Entendo que a palavra subdesenvolvidos, são rótulos e discriminação por países mais ricos do sistema capitalista. Índices de crescimento que só podem ser positivos. Superavit.
Jose Hilton Rosa
Enviado por Jose Hilton Rosa em 27/12/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras