Nossa infância
Infâncias divididas e planejadas
Evoluindo através de séculos, alcançando o vinte e um A primeira vigiada e exemplar A segunda sem vigília, liberal e contemporânea Futuro orientado com brincadeiras personalizadas O contraste na outra infância, acompanhada por terceiros, limites não observados. Na infância observada, os pais com poderes na educação, na infância liberada, punição para aqueles que educam. O contraste na obediência familiar, secular. Infância privilegiada, fim da obediência do lar, contemporânea No século anterior, os pilares da formação sustentavam a honestidade No vinte e um, infância globalizada com formação terceirizada, digitalizada, futuro arranhado, desestruturado, poderes totais, sem deveres, cidadania incerta. Recordando e destacando para o crescimento leal, o respeito aos direitos e deveres. O ócio, abonação, tudo fácil, o caminho para o mundo fugaz, mundo globalizado Com competição e esperteza, a amizade fácil se desfaz Na infância secular, a educação vinha do lar, a informação da escola Na infância globalizada, a educação vem dos holofotes, o professor além de ensinar tem que educar. A escola foi transformada em instituição de ressocialização, da incerteza e do medo Nossa infância, adultos gerados em cada infância, espelho de cada cultura.
Jose Hilton Rosa
Enviado por Jose Hilton Rosa em 26/06/2013
|