José Hilton Rosa

Sentimentos,  Poesias e Música

Textos

Joaninhas
Vamos falar hoje sobre a Joaninha a pedido de Lis

Joaninha é o nome popular dos insetos coleópteros .
Geralmente têm o corpo redondo e colorido, com muitas cores diferentes e espécies predadoras de pragas agrícolas. Tem grande importância na agricultura, pois atuam como controle biológico.
A maioria das joaninhas são excelentes predadores, alimentam-se de ovos e larvas de outros insetos, influenciando e proporcionando, proteção à diversidade, contribuindo também para a fertilidade do solo.
As joaninhas são organismos dioicos, ou seja, existem fêmeas e machos, que são morfologicamente diferentes. A fecundação é interna e pode ocorrer diversas vezes ao ano, sendo que em cada ciclo reprodutivo, a fêmea pode colocar de 150 a 200 ovos por postura. As fêmeas colocam os ovos em diversos locais, mas preferem aqueles colonizados pelas presas que são alimentos de suas larvas.
Após um período que pode variar de uma semana até cerca de 10 dias, a larva se fixa a um local que pode ser a superfície de uma folha e se transforma na pupa, que irá resultar no indivíduo adulto.
Jose Hilton Rosa
Enviado por Jose Hilton Rosa em 05/10/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras