José Hilton Rosa

Sentimentos,  Poesias e Música

Textos

Tartarugas _ Cágados e Jabutis
Tartaruga, cágado e jabuti são membros da família testudinata, mas conhecida como quelônios. Répteis.
Estes quelônios possuem várias diferenças entre si.
**********************************************************
As tartarugas são os quelônios que vivem todo tempo dentro da água saindo apenas para desovar ou tomar sol.
As tartarugas são os quelônios mais numerosos.
As tartarugas podem ser tanto marinhas como de água doce.

As tartarugas e os cágados têm cascos hidrodinâmicos. Mais leves e formato que os ajudam a não afundar na água e nadar com velocidade e agilidade.
Uma diferença importante é que as tartarugas não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para dentro do casco, como fazem os cágados. As Tartarugas retraem o pescoço verticalmente.
Apesar da semelhança, as tartarugas tem as patas, um formato de pá, que usam como remos para nadar.
**********************************************************
Os cágados são os quelônios considerados semiaquáticos.
Aqueles que realizam parte de suas atividades dentro da água e parte de suas atividades fora da água.

São pequenas as diferenças entre os cágados e às tartarugas.
Possuem o casco mais achatado. O pescoço mais longo e suas patas possuem dedos com membranas.
Quando precisam esconder a cabeça, é dobrada lateralmente para dentro do casco.
**********************************************************
Os jabutis são os quelônios que vivem exclusivamente na terra.
Retraem o pescoço verticalmente.
É facilmente identificado pelo casco alto e pesado.
As patas traseiras em formato cilíndrico, que lembram as de um elefante.
Em razão dos membros curtos e o peso do casco, jabutis movem-se lentamente.

Fonte: Estudos da bióloga Teresa Nunes
Jose Hilton Rosa
Enviado por Jose Hilton Rosa em 05/10/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras