José Hilton Rosa

Sentimentos,  Poesias e Música

Textos

Relato sobre a Barragem de Bento Rodrigues, município de Mariana em Minas Gerais, Brasil.
Infelizmente o poder do capital exploratório das riquezas minerais de nosso país, Brasil, foi responsável por uma verdadeira catástrofe ambiental.
Recentemente rompeu uma barragem com rejeitos minerais, matando 19 pessoas trabalhadoras na usina. O município foi dizimado.
Morreram soterrados em lamas, todos os animais que na região viviam.
Cardumes de peixes morreram, e outros tantos contaminados com metais pesados. Deixando os pescadores da região sem ter como pescar para ganhar seus sustentos.
A lama atingiu plantações de alimentos e chegando até ao mar.
Contaminou uma bacia de água doce que abastecia várias cidades com água potável.
Criou se uma imagem triste e desoladora.
O estado brasileiro interessado nos lucros da extração do minério, nada fez e os responsáveis por deixar que a tragédia, anunciada, acontecesse, continuam a quase 2 anos sem nenhuma punição.
A população afetada continua passando por necessidades e habitando de favores de parentes e amigos.

José Hilton Rosa
Minas Gerais – Brasil
Jose Hilton Rosa
Enviado por Jose Hilton Rosa em 05/10/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras